Como se preparar para viajar de carro
Viajar de carro pode ser uma ótima opção para aproveitar os dias de verão. Além de ser mais econômico que o avião, é possível criar uma rota personalizada e única! Mas viajar de carro não é simplesmente escolher o destino e pegar a estrada. Para aproveita
Com o fim de ano chegando, grande parte das pessoas já está planejando as sonhadas férias. Viajar de carro pode ser uma ótima opção para aproveitar os dias de verão. Além de ser mais econômico que o avião, é possível criar uma rota personalizada e única!
Mas viajar de carro não é simplesmente escolher o destino e pegar a estrada. Para aproveitar tudo da melhor forma, é preciso se prevenir para evitar problemas. Os números comprovam. Segundo dados da Polícia Rodoviária Federal (PRF), publicados no Atlas da Década de Ações para Segurança Viária, mais de 59 mil acidentes registrados pelo órgão, entre 2011 e 2020, foram causados por defeito mecânico. De janeiro a agosto deste ano, foram 1.770.
Para que você tenha uma viagem tranquila com seu carro, separamos algumas dicas!
Revisão Preventiva
A revisão do carro é a melhor forma de se prevenir contra problema mecânicos, garantindo a segurança e a tranquilidade da sua viagem de férias. Com ela, é possível antecipar as necessidades do carro, evitando surpresas indesejáveis no caminho.
Normalmente, as revisões devem ser feitas a cada 10 mil quilômetros rodados. Mesmo mantendo as revisões em dia, é interessante levar o veículo em um mecânico ou oficina de confiança, antes de qualquer viagem, para checar se tudo está funcionando como deve.
Pneus
Nunca viaje sem checar as condições dos pneus, incluindo o estepe. Eles são peças fundamentais para a estabilidade e segurança do carro. Verifique o estado geral e procure por furos, bolhas ou desgastes irregulares.
Se os pneus estiverem carecas, realize a troca antes de viajar. Não negligencie pequenos desgastes, pois na estrada os pneus são expostos a temperaturas mais altas e a condições mais rigorosas — com isso, o risco de rasgos e explosões se torna maior.
Por fim, calibre todos os pneus com uma pressão adequada para a viagem, considerando o número de passageiros e o volume de bagagem. Se tiver dúvidas sobre a quantidade de libras, consulte o manual do carro.
Óleo e fluidos
O sistema mecânico do carro utiliza diversos líquidos para regular a temperatura, diminuir o atrito entre as peças e facilitar o trabalho do motor. Por isso, é importante checar as condições dos fluidos.
A troca do óleo do motor é uma das principais manutenções preventivas indicadas pelos fabricantes de veículos. O óleo deve ser trocado, normalmente, a cada 10 ou 15 mil quilômetros rodados, para manter o nível e a viscosidade ideais de trabalho. Antes de viajar, verifique a data da próxima troca, cheque o estado do óleo e do filtro e procure por vazamentos no carro.
Observe também a condição dos demais fluidos importantes para o veículo: líquido de arrefecimento, combustível do reservatório de partida a frio e fluidos do freio, da direção hidráulica e da embreagem.
Freios
Uma falha nos freios pode causar acidentes e colocar você, sua família e terceiros em risco. Assim, é importante revisar os freios antes de pegar a estrada, para garantir que estejam regulados e funcionando corretamente. Leve o carro até um mecânico ou oficina de confiança, para que sejam checados os discos, pastilhas, tambor, sapatas, lonas, cilindros de roda e características do fluido.
Parte Elétrica
Cheque toda a parte elétrica do carro. Comece pelas condições da bateria: avalie a sua vida útil e veja se ainda há potência suficiente.
Depois, confira todas as luzes: faróis, lanternas e piscas. Se você reparar que há alguma lâmpada fraca ou queimada, faça a troca. Também verifique o funcionamento correto dos sinais do painel, pois eles são importantes indicadores das condições do carro.
Alinhamento e balanceamento
Muitas vezes, procedimentos deixados de lado, como o alinhamento da suspensão e o balanceamento das rodas, são fundamentais, principalmente antes de uma longa viagem de carro.
Rodas desbalanceadas podem causar algumas vibrações ao volante, e um desalinhamento pode fazer com que o carro puxe para um dos lados. Além disso, esses procedimentos previnem o desperdício de combustível e o desgaste irregular dos pneus, da suspensão e dos amortecedores
Itens de segurança
Os itens de segurança são essenciais no caso de acidentes ou problemas no meio da viagem. Por isso, verifique se possui um extintor e se está dentro da validade. Confira também se está levando o triângulo, o macaco e a chave de roda. Por fim, lembre-se de checar o estado dos limpadores de vidro, que devem estar em boas condições para garantir uma boa visualização em caso de chuva.
Seguro
Por mais que você tente se precaver e fazer uma revisão no carro, muitas vezes, não temos como impedir um acidente ou um problema. Por conta disso, antes de cair na estrada, veja se o seu seguro está em dia e deixe os números de contato sempre à mão. Se você não tem seguro, vale salvar o telefone do mecânico no celular. Ele pode ajudá-lo a, pelo menos, identificar o problema e o que fazer.
Conferindo esses itens e mantendo o cuidado com o carro, você evita eventuais problemas e pode fazer uma viagem tranquila.
Agora que você já sabe tudo o que precisa, é só providenciar. Caso tenha um modelo Toyota, clique aqui e conheça os serviços que a marca oferece.