Conheça mais sobre o Toyota Prius, primeiro híbrido lançado no Brasil

O Toyota Prius é o primeiro híbrido produzido em série no mundo, e o principal responsável pelo desenvolvimento e popularização de uma das tecnologias mais amigas do meio ambiente, a híbrida flex.

28/06/2023
Por: Banco Toyota Brasil
Fonte:

Há exatos dez anos, chegava o Toyota Prius, o primeiro híbrido do mercado nacional. Lançado em 1997 no Japão, o modelo também é o primeiro híbrido produzido em série no mundo, e o principal responsável pelo desenvolvimento e popularização de uma das tecnologias mais amigas do meio ambiente, a híbrida flex.

No Brasil, o Prius teve sua apresentação oficial no Salão de São Paulo, em 2012. Mas, antes mesmo do evento, o carro já podia ser visto nas ruas paulistanas, pois foi incorporado à frota dos táxis “verdes” do município. No total, foram incluídos 116 Prius ao programa, como parte dos testes da Toyota no mercado.

Importado do Japão, o Prius seguiu no mercado nacional por oito anos, até a sua quarta geração. Nesse período, foram vendidas cerca de 7 mil unidades no país.

Motorização, potência e economia

No Portal Seminovos Toyota, a maior parte das ofertas é do ano/modelo 2018, 1.8, 16V, a quarta e última geração do Prius a chegar no país. Equipado com dois motores, um a combustão e outro elétrico, segundo especialistas do mercado, a principal característica do Prius é a economia. Comparado a um veículo do mesmo porte movido à gasolina, o carro apresenta economia de 52% na cidade e 42% na estrada. Dados do Inmetro mostram que o Prius pode marcar 18,9 km/l na cidade e 17 km/l na estrada, e sua autonomia máxima é de 813 km em ciclo urbano.

Na maior parte do tempo, o motor elétrico é a fonte principal de energia. É importante destacar que veículos híbridos são diferentes elétricos, que, no momento da recarga, precisam buscar uma fonte externa de energia. No caso dos híbridos, não há necessidade de parar para recarregar a bateria, porque isso é feito automaticamente com o carro em movimento. O propulsor a combustão entra em cena nesse momento, quando é preciso recarregar a bateria, ou quando mais potência é necessária.

O Prius pode atingir 98 cv com o motor 1.8 a gasolina, que integra o sistema Hybrid Synergy Drive. O torque máximo é de 14,2 kgfm a 3.600 rpm.

Transmissão e dirigibilidade

O sistema de transmissão de marchas é o CVT, que oferece quatro modos de direção: Normal, Electric Vehicle (EV), ECO e Power.

No Normal, o sistema Hybrid Synergy Drive otimiza o uso dos dois motores de forma automática, alternando a fonte propulsora de acordo com as condições de dirigibilidade.

Ao pressionar o botão EV, com o carro completamente parado, o Prius entra em modo 100% elétrico, permitindo uma condução em baixas velocidades, sem a utilização do motor a combustão até o término da carga da bateria híbrida.

O modo ECO é utilizado para calibragem da resposta de aceleração, caso o motorista pressione agressivamente o acelerador e, ao mesmo tempo, serve para otimizar o controle do ar-condicionado, visando mínimo consumo de combustível. De acordo com a dirigibilidade e a temperatura ambiente, o modo ECO pode ajudar a obter uma redução no consumo de combustível entre 8% e 20%.

Por fim, o modo Power modifica a resposta do veículo em aceleração, intensificando a potência para otimizar o desempenho e o prazer ao dirigir. Comparado com o modo Normal, oferece resposta máxima de aceleração até 25% superior, sendo ideal para ultrapassagens e retomadas de velocidade.

Sinônimo de segurança e conforto

Segurança é outro destaque do Toyota Prius. O modelo está equipado com controles eletrônico de estabilidade (VSC) e de tração (TRC), possui sete airbags, travamento central das portas, faróis com regulagem de altura, entre outros itens de série.

A exemplo de todos os modelos Toyota, o Prius também é referência quando o assunto é conforto. Vale destacar: regulagem elétrica do banco do motorista, bancos dianteiros com sistema elétrico de aquecimento, direção com regulagem de altura e profundidade, botão Start&Stop, para economizar combustível quando o veículo não está andando, ar-condicionado digital de duas zonas, carregador de celular por indução e sistema multimídia chamado Toyota Play. Este último consiste em uma tela LCD sensível ao toque, com 7 polegadas, sistema de áudio JBL compatível com CD, MP3 e Bluetooth. O equipamento também vem com GPS, TV digital, reprodutor de DVD e câmera de ré.

Design arrojado

Quando chegou ao Brasil, o design futurista do Prius chamava tanta a atenção quanto o fato de ser híbrido. Em sua quarta geração, o modelo foi totalmente redesenhado e ganhou linhas agressivas e modernas. Ainda segue causando impacto, com a silhueta triangular transmitindo a sensação de movimento contínuo.

O teto foi reduzido em 20 milímetros e deslocado um pouco à frente, enquanto os faróis minimizam a área frontal e garantem, ao mesmo, uma potente iluminação em LED.

Um Prius para chamar de seu

Depois desse breve descritivo do Toyota Prius, que abriu as portas para os híbridos no Brasil, que tal trocar o seu carro por um usado ou seminovo amigo do meio ambiente, econômico, seguro e confortável? No Portal Seminovos Toyota, você tem outras vantagens. Os modelos Toyota e Lexus, com oito anos de uso ou 100 mil quilômetros rodados, que fazem parte do Programa Seminovos Certificados Toyota, passam por inspeção e são certificados.