Dicas importantes na hora de comprar um carro usado ou seminovo
Resolveu trocar ou investir em um carro seminovo? Tem uma etapa importantíssima: verificar detalhadamente as condições do veículo. Neste artigo, preparamos um checklist completo, com o que é preciso e como verificar, para investir em um carro usado ou sem
Resolveu trocar ou investir no primeiro carro. Avaliou o orçamento, estudou possíveis formas de financiamento, optou por um modelo usado ou seminovo. Agora, é partir para a procura. São inúmeras as ofertas e onde comprar: concessionárias, revendas, particular, feirão, online etc. Achou o que deseja. Já se enxerga guiando. Ops, espera um pouco.
Tem uma etapa importantíssima: verificar detalhadamente as condições do carro. No artigo Carro seminovo ou usado?, listamos algumas dicas. Neste, preparamos um checklist completo, com o que é preciso e como verificar, para investir em um carro usado ou seminovo com tranquilidade e segurança.
Quilometragem
Um golpe na venda de carros usados e seminovos comum é alterar a quilometragem para parecer que rodou menos do que na realidade. Quilometragem alta está associada ao tempo de vida do veículo e pode significar diminuição da taxa de segurança, porque existem chances maiores de as peças sofrerem deterioração.
Motor
Abra o capô, ligue o motor e veja se sai alguma fumaça, e como ela é. Preste atenção aos ruídos, pois barulhos estranhos podem indicar problemas em peças. O mesmo ocorre com vazamentos de óleo, que podem aparecer nas juntas.
Embreagem
Teste e veja se está mole ou dura demais. Caso a resposta seja positiva, provavelmente será necessário fazer uma regulagem.
Analise a pintura, aparência...
Observe bem o veículo e veja se não tem nenhuma imperfeição ou diferença na textura e na cor. Aproveite e verifique se portas, porta-malas e capô estão desalinhados. Veja se as borrachas, os frisos e os adesivos parecem tão novos quanto o carro e se estão iguais nos dois lados. Esses itens indicam possíveis acidentes.
Levante o carro
Cheque o sistema de suspensão, se todas as soldagens das longarinas estão em ordem e outros detalhes. Também é um bom jeito de conferir se o carro não foi rebaixado ou se não houve acidentes maiores.
Tenha certeza de que o carro não passou por enchente
Entre no carro e perceba se há um cheiro forte de bolor ou se esse odor está misturado ao daqueles sachês com perfume. Outro jeito de descobrir é retirando o estepe e checando se não há pontos de ferrugem embaixo. O mesmo pode ocorrer com as ferramentas, como a chave de roda e o macaco.
Pneus
Se os pneus estão com desgaste desproporcional entre eles, pode ser um indício de que há problemas de alinhamento e balanceamento ou falha no sistema de suspensão.
Vidros
Eles podem indicar se o veículo foi recuperado de um sinistro. Verifique se o número do chassi está gravado em todos os vidros do carro. Compare com a inscrição no motor e nos documentos.
Documentação
É necessário checar no Detran se há pendências, como pagamento de IPVA, licenciamento, DPVAT, multas e tudo o que se refere ao histórico do carro.
Toda essa verificação é necessária. Referente à parte mecânica, se possível, leve à uma oficina de confiança, principalmente se for uma compra de particular. Nada melhor do que um profissional para fazer a avaliação.
Para mais segurança, a dica é comprar em concessionárias ou portais que ofereçam carros seminovos ou usados certificados. Ou seja, antes de serem colocados à venda, passam por rigorosa inspeção.
O Portal de Seminovos Toyota trabalha com usados e seminovos da marca e multimarcas. Os modelos Toyota, com oito anos de vida ou 100 mil quilômetros rodados, que fazem parte do Programa Seminovos Certificados Toyota, passam por inspeção e são certificados, garantindo mais confiança na hora de fechar o negócio.
Em breve, publicaremos artigo específico sobre o tema. Fique ligado!