Cuidados essenciais com o carro no verao
Altas temperaturas, ventos fortes, poeira e muita chuva. Durante o verão, os carros ficam mais expostos a esses fatores, que podem ser bastante prejudiciais aos seus sistemas mais importantes
Altas temperaturas, ventos fortes, poeira e muita chuva. Durante o verão, os carros ficam mais expostos a esses fatores, que podem ser bastante prejudiciais aos seus sistemas mais importantes. Segundo o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia), o verão de 2023 terá chuvas acima da média em quase todo o país. As temperaturas também devem ser mais altas em janeiro.
Sendo assim, há uma série de cuidados indispensáveis para preservar o seu carro durante a época mais chuvosa e quente do ano. Alguns, você mesmo pode observar. Outros demandam a ajuda de um profissional especializado, sem falar na manutenção preventiva, que é fundamental em qualquer estação.
Parte externa e plásticos
A carroceria é a parte mais exposta aos raios solares. As radiações UV podem resultar em defeitos na pintura automotiva, como craquelamento do verniz, delaminação, foto-oxidação ou descoloração. Por isso, não deixe o carro exposto ao sol por muito tempo.
Se não puder evitar, invista em uma capa protetora e painéis refletores. Além disso, certifique-se de polir o veículo com cera. Encerar a cada seis meses vai manter os fortes raios UV, bem como poeira e sujeira, longe do carro. Outra boa medida é instalar cortinas nas janelas laterais, que reduzem o calor interno e protegem os bancos.
Em dias quentes, lave o carro na sombra. Lavá-lo sob o sol esquenta demais a lataria e evapora rapidamente a água utilizada. A menor desatenção acaba formando manchas na pintura.
Para evitar problemas com chuvas fortes, prefira estacionar longe de árvores e sempre opte por locais cobertos. Busque por espaços planos e que possuam um escoamento de água mais eficaz, o que ajudará em caso de chuvas fortes sem aviso.
Borrachas e Pneus
O sol acelera a perda de vulcanização do processo de cola das borrachas das portas, do limpador de para-brisa e das que fixam os vidros. Ao longo do tempo, o material resseca e apresenta rachaduras e ondulações, perdendo o poder de vedação. Para evitar esse desgaste, é necessário usar películas protetoras nos vidros.
Garantir o bom funcionamento do para-brisa também é essencial para os dias de chuva. Por isso, esteja em dia com a checagem do limpador. Se as borrachas estiverem desgastadas, faça a troca, imediatamente.
Com relação aos pneus, as altas temperaturas podem estar mascarando a calibragem exata, porque o ar tende a se expandir quando é aquecido. Portanto, durante o verão, fique ainda mais atento à calibragem. Prefira calibrar os pneus logo pela manhã, sem ter rodado muito, para garantir a pressão ideal.
Na chuva, se o pneu não estiver em boas condições, o carro corre o risco de aquaplanar. Redobre a atenção!
Arrefecimento
O responsável pelo trabalho de resfriamento do motor é o sistema de arrefecimento, formado por um conjunto de dispositivos eletromecânicos que vão atuar para controlar a temperatura interna dos motores a combustão. A temperatura deve ficar na faixa de 85°C a 95°C.
Com a chegada das altas temperaturas, o motor e seu sistema de arrefecimento trabalham mais intensamente. Verifique com frequência o nível do líquido de arrefecimento, inspecione o estado das mangueiras e do reservatório. Fique de olho em vazamentos, especialmente em juntas e pontos de conexão. Além disso, aperte as mangueiras (quando o motor estiver frio), para ter certeza de que estão firmes.
Óleo e Filtro
As condições climáticas intensas exigem mais do óleo e do filtro. Portanto, não se esqueça de fazer a manutenção preventiva a cada 1 ano, ou a cada 10 mil quilômetros rodados.
Bateria
As baterias tendem a perder mais carga no verão do que no inverno. O clima quente pode fazer com que o fluido interno evapore. Então, para que a bateria do carro funcione sem problemas, certifique-se de mantê-la limpa. Remova qualquer poeira acumulada ao redor da base e dos terminais. Verifique também se há fios rachados ou soltos.
Para enfrentar os dias de chuva, também é muito importante verificar o funcionamento da bateria.
Manutenção do ar-condicionado
Imagine que, por conta de descuidos, o ar-condicionado quebre enquanto você dirige sob o sol a pino do verão ou durante um dia de chuva em que os vidros ficam embaçados. Para evitar esse tipo de imprevisto, lembre-se que o equipamento também precisa de cuidados e manutenção.
Independentemente do clima, a dica dos especialistas é acionar o ar-condicionado pelo menos uma vez por semana e deixar funcionando por cinco minutos, no mínimo, para evitar problemas como travamento de válvulas.
Após usar o aparelho durante um longo período, é recomendável desligar o sistema quando estiver prestes a chegar a seu destino – cerca de cinco minutos antes –, e deixar apenas o ventilador funcionando.
Outra medida importante é secar o excesso de umidade que pode se formar no interior do equipamento, evitando o surgimento de fungos prejudiciais à saúde. Essa recomendação vale para veículos mais antigos e aqueles que possuem equipamentos mais simples.
A limpeza de todos os componentes do ar-condicionado do carro é uma das manutenções mais simples e baratas do veículo. Em geral, é recomendado fazer uma limpeza todo ano. Além de manter o aparelho funcionando corretamente, a limpeza evita uma queima maior de combustível, pois o carro precisa se esforçar mais para refrigerar o ar quando há muita sujeira no sistema.
O filtro também deve ser substituído uma vez por ano ou a cada 20 mil quilômetros rodados. No entanto, esse prazo pode variar de acordo com a utilização do ar-condicionado. Quem pega estrada com frequência, por exemplo, pode precisar trocar o filtro antes, devido à quantidade de poeira. Nas grandes cidades, que são mais poluídas, a necessidade de troca também é maior.
Modelos certificados
Na hora de comprar um carro seminovo ou usado, tenha certeza de que ele não foi danificado pelo sol ou pela chuva. A dica é investir em um veículo certificado, ou seja, que é rigorosamente verificado antes de ser colocado à venda.
Os modelos usados e seminovos das marcas Toyota e Lexus, com oito anos de vida ou 100 mil quilômetros rodados, que fazem parte do Programa Seminovos Certificados Toyota, passam por inspeção e são certificados, garantindo mais confiança na hora de fechar o negócio.