Cuidados na hora de comprar veículos híbridos e elétricos usados e seminovos

As vendas de carros híbridos e elétricos estão crescendo no Brasil, seja pela maior oferta de modelos, menor consumo de combustível ou pela consciência ambiental dos compradores. Além dos cuidados básicos na hora de adquirir um usado ou seminovo, há outro

01/03/2023
Por: Banco Toyota Brasil
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As vendas de carros híbridos e elétricos estão crescendo no Brasil, seja pela maior oferta de modelos, menor consumo de combustível ou pela consciência ambiental dos compradores. Segundo dados da ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico), em 2022, a venda de modelos híbridos e elétricos atingiram 49.245 unidades, volume 41% superior a 2021. Desses, 62% foram híbridos (puros ou leves); 21%, híbridos plug-in; e 17%, elétricos.

Somando os números do ano passado, o total da frota eletrificada em circulação no Brasil já está em 126.504 veículos, incluindo automóveis e comerciais leves híbridos (HEV), híbridos plug-in (PHEV) e totalmente elétricos (BEV).

A oferta de modelos eletrificados leves também cresceu. Eram 70 em maio e chegaram a 114, em outubro. Em novembro, saltaram para 122. Com mais seis modelos em dezembro, o mercado fechou 2022 com 128 opções, de diferentes configurações e faixas de preço.

Com o avanço das vendas de zero-quilômetro, é natural que as de usados e seminovos também avancem. No Mercado Livre, por exemplo, a alta nas buscas por elétricos e híbridos usados em 2022 foi de 39%. Os dados referem-se à comparação do acumulado entre janeiro e outubro do ano passado com o mesmo período de 2021.

Porém, além dos cuidados básicos na hora de adquirir um usado ou seminovo, conforme detalhamos no artigo “Dicas importantes na hora de comprar um carro usado ou seminovo”, há outros detalhes que o consumidor deve verificar, caso seja um modelo elétrico ou híbrido.

Bateria
O critério mais importante na hora de escolher um carro eletrificado usado é avaliar as condições da bateria. Na média, as montadoras oferecem oito anos ou 160 mil quilômetros de garantia, o que não significa que, após esse período, a bateria deixará de alimentar o motor elétrico. Contudo, passado esse prazo, os fabricantes não asseguram que ela funcione em sua plenitude em termos de carga e autonomia.

Para avaliar a qualidade da bateria, a primeira medida é observar o Status of Health (SoH). Em bom português, a capacidade de armazenamento de energia atual da bateria em comparação com a capacidade original. Apesar de ser natural a perda de capacidade ao longo do tempo, é melhor escolher um veículo com SoH mais próximo do original.

Outra maneira de saber se a bateria está em boas condições é avaliando o consumo de combustível. Para isso, você deve verificar se o carro atinge, no ciclo urbano, onde o híbrido é mais econômico, média perto dos 20 km/l, no caso dos modelos convencionais, que não exigem recarga das baterias na rede elétrica. Uma variação de até 20% abaixo disso é sinal de que a bateria ainda está funcionando bem.

Especialistas afirmam que é preciso verificar se o nível de carga da bateria se equipara à autonomia declarada pelo fabricante. Em linhas gerais, caso as baterias estejam com carga cheia e marcando autonomia irrisória, desconfie.

Pesquise sobre as revisões
Verifique se as revisões foram todas realizadas na rede autorizada, o que garante o correto acompanhamento do veículo. Isso pode ser checado em uma concessionária da marca ou no manual do proprietário.

Outro ponto é exigir o laudo veicular, emitido por oficinas credenciadas, que atesta se o carro passou por avarias. Com ele, o futuro proprietário poderá entender o histórico do carro e, assim, constatar problemas.

Concessionária
Verifique se há uma concessionária da marca próxima do seu endereço, e que esteja credenciada para fazer a manutenção do modelo desejado. O veículo híbrido ou elétrico não pode ser levado em qualquer mecânico.

Quilometragem
Ao comprar um carro híbrido usado deve-se ter cuidado especial com a quilometragem. Um automóvel mais rodado significa bateria com vida útil mais curta. E trata-se da peça mais cara nesse tipo de veículo, se vencido o prazo de garantia.

Tomada e outros detalhes
No caso de modelos híbridos plug-in, é necessário verificar o bocal da tomada: como está o estado físico e o funcionamento. Os rolamentos dos motores elétricos, que têm desgaste natural pelo movimento mecânico que realizam, também podem precisar de manutenção. Por fim, verifique se não há luzes estranhas no painel.

Pioneirismo

Lançado na década de 1990, o Toyota Prius foi o primeiro carro híbrido produzido em série, no mundo. No Brasil, o modelo chegou em 2013, em sua terceira geração, marcando o pioneirismo e a liderança da Toyota na eletrificação do mercado automotivo nacional.

Em 2019, a montadora lançou o primeiro híbrido flex do mundo: a 12ª geração do Corolla,  produzido em Indaiatuba (SP).

Em 2022, os híbridos da marca representaram mais de 50% de todas as vendas desse tipo de modelo, segundo dados da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores).

No Portal de Seminovos Toyota, você encontra usados e seminovos, híbridos, da marca e multimarcas. Os modelos Toyota, com oito anos ou 100 mil quilômetros rodados, que fazem parte do Programa Seminovos Certificados Toyota, passam por rigorosa inspeção. Além de poupar tempo com avaliações e checagens, você tem a tranquilidade que uma boa negociação oferece.