Vistoria cautelar veicular: garantia de um bom negócio

Está pensando em comprar um carro seminovo ou usado? Então, você precisa saber o que é e para que serve a vistoria cautelar.

10/04/2023
Por: Banco Toyota do Brasil S.A
Fonte:

Está pensando em comprar um carro seminovo ou usado? Então, você precisa saber o que é e para que serve a vistoria cautelar. Afinal, existem diversos golpes na praça. O chassi e o motor podem ser adulterados, as placas podem ser clonadas, além de tantos outros problemas que podem transformar o sonho de comprar um carro em pesadelo.

A vistoria cautelar é um procedimento de prevenção, que tem o objetivo de garantir a segurança das negociações de veículos seminovos e usados, verificando a autenticidade das informações fornecidas pelo vendedor. Assim, o comprador poderá fazer a aquisição com tranquilidade, com conhecimento das reais condições e procedência do carro. Vale lembrar que a vistoria cautelar contém informações minuciosas, que incluem imagens e diversos detalhes do histórico do veículo.

Na vistoria, além das condições físicas, são analisados todos os documentos do carro. Essa avaliação atesta que não foi feita nenhuma adulteração e que o veículo não apresenta nenhum problema que possa impedir a sua venda e/ou transferência. Investiga-se sua procedência, buscando em fontes públicas e privadas todos os dados pertinentes, tais como passagem por leilão, multas, débitos, possíveis acidentes, preço atual na Tabela Fipe, histórico de roubo e furto, eventuais trocas legalizadas de motor, entre outras informações.

Durante a vistoria cautelar, também são analisadas as condições físicas do carro, como: 

  • Legibilidade da numeração do chassi;
  • Funcionamento dos freios;
  • Situação do motor;
  • Estado dos vidros;
  • Alinhamento dos pneus;
  • Funcionalidade do câmbio;
  • Amortecedores;
  • Qualidade da pintura (se é original ou não);
  • Se há adulteração no velocímetro;
  • Desgaste dos pneus;
  • Autenticidade dos lacres da placa;
  • Etiquetas dos cintos de segurança, entre outras.

Dessa maneira, há menos riscos de ocorrer incidentes devido ao mau funcionamento de algum item, que poderia ter sido consertado, ou imprevistos burocráticos. E, caso seja do seu interesse fazer a revenda, o laudo de vistoria cautelar também facilita o processo, dando mais credibilidade ao veículo e atraindo compradores. Além disso, como medida consultiva, a vistoria cautelar auxilia com recomendações, como realizar uma nova pintura, efetuar a troca de peças, reparar painéis amassados e demais itens observados.

Em geral, existem três níveis de qualificação que podem ser descritos no laudo cautelar:

  • Verde: indica que o veículo está aprovado e sem nenhuma observação ou restrição.
  • Amarelo: sinaliza que alguma peça ou área estrutural foram afetadas, mas com pequenos danos.
  •  Vermelho: informa que o veículo foi reprovado em determinado item. 

O laudo cautelar deve ser emitido por uma ECV (Empresa Credenciada de Vistoria) – no site do Detran do seu estado, é possível fazer uma busca. Vale frisar que o documento é elaborado por perito habilitado e capacitado para realizar a análise técnica do veículo e, dependendo da situação, deve estar registrado em um conselho profissional competente, como o CREA (Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura).

Qual é a diferença entre vistoria de transferência e a cautelar?

A vistoria de transferência é obrigatória e solicitada pelo Detran, para que possam ser realizadas a troca de propriedade e a emissão de novo CRLVe (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo).

A cautelar não é obrigatória, ou seja, não possui validade legal para transferir a propriedade do veículo ou fazer qualquer mudança documental. Assim, o resultado “aprovado” ou “reprovado” não influencia nesse aspecto.

O laudo cautelar é realizado antes da compra ou venda do veículo, para que o comprador possa ter certeza de que está adquirindo um veículo em boas condições e com procedência comprovada. Já o laudo de transferência atesta que tanto o veículo quanto seus documentos estão regularizados nos órgãos de trânsito.

Portal Seminovos Toyota

O Portal Seminovos Toyota trabalha com usados e seminovos da marca e multimarcas. Os modelos Toyota, com oito anos de uso ou 100 mil quilômetros rodados, que fazem parte do Programa Seminovos Certificados Toyota, passam por inspeção e são certificados, dispensando, assim, a vistoria cautelar.