Tudo que você precisa saber sobre os pneus do seu carro
Já parou para pensar na importância dos pneus para o carro? Eles são o único ponto de contato do veículo com o solo. São responsáveis por dar maior estabilidade, desempenho e poder de frenagem, além de contribuírem diretamente para o conforto dos ocupante
Já parou para pensar na importância dos pneus para o carro? Eles são o único ponto de contato do veículo com o solo. São responsáveis por dar maior estabilidade, desempenho e poder de frenagem, além de contribuírem diretamente para o conforto dos ocupantes e a economia de combustível.
Como muitas vezes o carro pode aparentar estar normal, mesmo com irregularidades nos pneus, os cuidados acabam sendo negligenciados. Muitos trocam por marcas que não conhecem, não pesquisam sua durabilidade, material e, tão importante quanto, não realizam a manutenção preventiva. Isso pode causar riscos à segurança, com danos não só ao próprio veículo, mas também aos ocupantes e terceiros.
Mas quais são os cuidados fundamentais com os pneus?
A primeira dica é prestar atenção. Tenha o hábito de sempre olhar para os pneus do carro. Por meio de inspeções visuais constantes, é possível detectar se há objetos estranhos alojados nos pneus, como pregos, arames, gravetos ou pedras. Você consegue verificar, também, se há sinais de desgaste irregular, que podem indicar a necessidade de alinhamento ou balanceamento.
A calibragem correta é outra medida essencial para a durabilidade dos pneus e segurança na hora de dirigir. A baixa pressão induz maior atrito com o solo, o que aumenta o desgaste e pode diminuir sua vida útil em até 30%. A alta pressão diminui a área de contato do pneu com o solo, aumentando o risco de travamento das rodas em caso de frenagem ou a perda de trajetória.
Por isso, é indicado manter os pneus com a pressão especificada pelo fabricante, e conferir a calibragem semanalmente, ou antes de fazer uma viagem mais longa.
Realizar o rodízio a cada 10 mil quilômetros também é fundamental. Essa medida é necessária para que os pneus tenham um desgaste uniforme. Existem planos diferentes para modelos com tração dianteira, traseira, pneus unidirecionais e até mesmo para trocas que incluam o estepe. Por isso, o ideal é seguir as recomendações do fabricante.
Fique de olho no alinhamento e balanceamento, que devem ser feitos a cada 10 mil quilômetros. Se o carro puxar para algum dos lados antes desse período, deve ser feita uma avaliação do alinhamento. Ao perceber vibrações no volante ou na cabine, procure ajuda profissional, pois é o indício mais claro de que o carro está desbalanceado.
Por fim, lembre-se que os pneus estão sujeitos a desgastes naturais dos componentes e batida das rodas em algum obstáculo ou buraco. Logo, é importante fazer uma manutenção específica no intervalo entre 5 mil e 10 mil quilômetros rodados, ou se evidenciar qualquer tipo de anormalidade.
Quando trocar os pneus?
Segundo a PRF (Polícia Rodoviária Federal), o primeiro sinal que deve ser avaliado é o indicador de desgaste ou TWI (Tread Wear Indicator), aquelas barras de borracha que ficam entre os sulcos do pneu. Quando chegam ao limite, é sinal de que está na hora de fazer a substituição.
Os fabricantes colocam uma seta indicadora na lateral do pneu, mostrando a localização do TWI. Por lei, os pneus devem ter sulcos com, no mínimo, 1,6 mm de profundidade.
Além do TWI, existem outros indicadores de desgaste. Verifique se há bolhas, rasgos, estrutura metálica aparente ou perfurações. Em caso positivo, os pneus devem ser trocados imediatamente. Lembre-se de que nessas situações, o risco de os pneus estourarem aumenta. Isso vale para ressecamentos e rachaduras.
Mesmo que os pneus estejam em boas condições, a partir de cinco anos de uso, devem passar por uma inspeção profissional minuciosa, anualmente. Se não houve reposição dos pneus 10 anos após a data de fabricação ou após 60 mil km rodados, é recomendável realizar a troca por pneus novos como precaução. E não se esqueça de avaliar também o estepe.
Como escolher o pneu ideal para o carro?
Cada tipo de carro tem um pneu ideal. Por isso, antes de tudo, você precisa saber qual é a categoria do seu veículo. Os pneus têm escrito em sua lateral códigos que indicam para que modelos servem.
No manual do carro, você também encontra as principais informações sobre o pneu indicado, como tamanho, largura e pressão. É fundamental seguir as orientações do fabricante. Usar pneus incorretos pode causar problemas na suspensão, no sistema de direção e aumentar o risco de acidentes.
Também é importante considerar o tipo de via que você mais utiliza. Você costuma dirigir mais em vias asfaltadas ou em terra? Existem pneus que funcionam melhor para uma ou outra condição. E há também aqueles que são eficientes nos dois tipos de terreno.
Na hora de comprar pneus, outra dica importante da ANIP (Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos) é verificar se o pneu tem a etiqueta do Inmetro, obrigatória desde 2018. A etiqueta traz informações relevantes, como resistência ao rolamento, aderência em pista molhada e ruído externo, que impactam positivamente a saúde, segurança do usuário e o meio ambiente.
Carro seminovo ou usado
O modelo zero-quilômetro dispensa a avaliação. Contudo, na hora de comprar um carro seminovo ou usado, os pneus estão entre os itens que devem ser verificados com atenção, conforme falamos no artigo “Dicas importantes na hora de comprar um carro usado ou seminovo”.
O Portal de Seminovos Toyota trabalha com usados e seminovos da marca e multimarcas. Os modelos Toyota e Lexus, com oito anos de vida ou 100 mil quilômetros rodados, que fazem parte do Programa Seminovos Certificados Toyota, passam por rigorosa inspeção. Dentre os mais de 100 itens avaliados, por técnicos capacitados pela Toyota, estão os pneus.